segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Relatório 27/09/2010

Hoje, de fato, podemos dizer que o programa começou na nossa escola. Estiveram presentes 13 alunos. Até quarta-feira acreditamos ser o limite para os que não vieram decidirem se vão ficar ou não.


Os alunos sentaram em semicirculo

Explicamos o projeto novamente

Passamos um vídeo sobre a importância da internet na educação, um outro com depoimentos de alguns alunos que trabalharam com P.A e por último um vídeo sobre o Ayrton Senna ( o mesmo que estava disponível no nosso ambiente de aprendizagem)

Foi dado um tempo para que eles pensassem no que gostariam de aprender

Fizeram um levantamento de curiosidades e depois as foram transformando em perguntas.


Auxiliamos nas perguntas para que não fizessem perguntas que iniciassem com: O quê?, Quem?, Qual? Em que?, pois segundo orientações do manual (pág 15), perguntas iniciadas com esses pronomes interrogativos encerram a pesquisa no momento em que é encontrada a resposta. Ao contrário de perguntas funcionais, procedimentais e de relação que podem iniciar com: Para quê?, Como?, Por quê? 
Feita as perguntas, fizemos a dinâmica dos balões que foi muito divertida. Cada aluno colocou sua pergunta em uma bexiga, depois as jogaram para o alto e ao meu sinal todos as estouraram e pegaram o papel que estava dentro.


Em seguida sentaram-se novamente, cada um leu a pergunta encontrada e o autor da pergunta explicou o motivo de tê-la feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário